Os idosos são um grupo particularmente sensível ao sedentarismo, e também o grupo que mais deve evitar as rua sem tempo de pandemia. Se tem pais ou avôs idosos em quarentena, dê-lhes estas 10 sugestões simples para manterem a atividade física sem sair de casa.

1.Fazer uma marcha estática para promover o trabalho cardiovascular—incluir os braços nesse movimento para promover sincronização e o acompanhamento da coluna.

2.Fazer pequenos saltos afastando as penas e os braços (caso não tenha problemas articulares, nomeadamente joelhos e coluna).

3.Rodar os braços para a frente e para trás, no mesmo sentido e em sentidos contrários.

4.Sentar numa cadeira e levantar.

5.Subir e descer um degrau (com os devidos cuidados).

6.Colocar as duas mãos na parede e fazer uma flexão de braços de forma vertical (com as mãos mais próximas e mais distantes também, para ter estabilidades diferentes).

7.Se tiver um elástico, fazer uns exercícios de puxar para o reforço dos músculos posteriores.

8.Se não tiver, partilhe duas toalhas (uma em cada mão) com um companheiro. Quando um puxa, o outro faz alguma resistência e vice-versa.

9.Fazer uma prancha de mãos numa cadeira. Caso seja fácil, passar para o chão (se não tiver um colchão, utilizar uma toalha para amortecer).

10.Fazer exercícios de respiração e alongamentos para terminar.Alertamos para idosos com patologias como diabetes, artrose, pressão arterial elevada ou hérnias discais sintomáticas que consultem um especialista para saber quais as práticas especializadas mais indicadas.

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