Mesmo em tempo de COVID-19, é importante praticar exercício físico. Para os que gostam de correr, aqui ficam algumas dicas para poder fazê-lo em segurança.
 
CORRER COM MÁSCARA?
A utilização de uma máscara que cobre a boca e o nariz torna a respiração mais difícil, o que tem um impacto negativo no ritmo de corrida e na performance do treino. Quando for correr acompanhado, deve manter uma distância de segurança de pelo menos 2 metros. Quando se cruzar com outros corredores, deve virar a cabeça para o lado. Se estiver a correr atrás de alguém deve manter pelo menos uma distância de 15 metros da pessoa que vai à frente. Em suma: correr sem máscara sim, mas mantendo a distância de segurança.
 
QUE DISTÂNCIA DEVO CORRER?
A corrida não é sobre intensidade, mas sobre continuidade. Um plano semanal de duas a três corridas entre 30 a 40 minutos é o ideal para quem está a iniciar ou a regressar à atividade. Os bons corredores são aconselhados a não o fazer regularmente por mais de 90 minutos.

QUÃO RÁPIDO DEVO CORRER?
Comece lentamente e vá aumentando. Recomeçar a treinar muito rápido ou de forma muito intensa conduz frequentemente a lesões graves ou fadiga. A velocidade está adequada se conseguir manter uma conversa enquanto corremos. Devem baixar o ritmo se estamos demasiado cansados para falar.

É MELHOR CORRER DE MANHÃ OU À NOITE?
A maioria das pessoas tem dois picos de performance diários. O primeiro é habitualmente entre as 9 e as 11 da manhã, o segundo entre as 4 e as 7 da tarde. Idealmente, deve tentar correr dentro destes dois intervalos de tempo, pendente disponibilidades e preferências pessoais.
 
DEVO CORRER ANTES DAS REFEIÇÕES?
De forma geral, não é boa prática. Depois de uma refeição deve esperar pelo menos entre 1h30 a 2h00 antes de uma corrida. Se gosta de correr da parte da tarde, a sua performance será melhor se fizer um almoço ligeiro e comer a refeição principal à noite.
 
O PARQUE ESTÁ CHEIO? ONDE POSSO CORRER?
Embora seja divertido ter companhia enquanto corre, em tempo de pandemia o melhor é encontrar um espaço mais sossegado para fazer exercício.

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