Tem sempre fome? O excesso de apetite é um grande inimigo das dietas, mas ficam aqui algumas formas de reduzir o apetite para poder controlar o peso:

– Coma proteína. Adicionar proteína à sua dieta pode fazê-lo sentir-se cheio mais facilmente, o que irá originar menos fome na refeição seguinte.

– Opte por comidas ricas em fibra. A fibra fermenta no intestino, resultando na produção de ácidos gordos, que ajudam a promover a saciedade.

– Escolha sólidos em vez de líquidos. Estes diferentes tipos de alimentos afetam o apetite de forma diferente, e está comprovado que snacks sólidos provocam menos fome e maior saciedade. Para além disso, investigadores indicam também que o ato de mastigar lentamente pode promover uma maior redução de apetite.

– Beba café. Este tem inúmeros benefícios para a saúde, e ao libertar a hormona PYY no intestino, aumenta a saciedade. Beber café, especialmente descafeinado, pode reduzir o apetite até três horas.

– Beba água. Bebida antes das refeições, pode ajudar a reduzir a fome. Bebida depois das refeições, ajuda a sentir-se cheio e a reduzir o apetite.

– Coma chocolate preto. O sabor amargo do chocolate preto ajuda a diminuir o apetite e a vontade de comer doces.

– Coma gengibre. Este alimento tem muitos benefícios para a saúde, como redução de náusea, de dor muscular, de inflamação e dos níveis de açúcar no sangue. É também benéfico para reduzir a fome – consumir 2 gramas de pó de gengibre diluído no café ajuda a diminuir o apetite após a refeição.

 

– Apimente as refeições. Faça uso de especiarias como a capsaicina, encontrada nas pimentas, e capsiate, presente nos pimentões.

 

– Exercite-se. Exercícios de cardio (aeróbica, resistência) são igualmente eficazes na redução de apetite.

 

– Ingira elementos ricos em ómega 3. Já provado em vários estudos, uma dieta rica deste nutriente pode aumentar a sensação de saciedade após as refeições.

 

– Reduza o stress. O excesso de stress aumenta a hormona do cortisol – em elevadas quantidades, tende a vontade de comer a aumentar, muitas vezes comidas pouco saudáveis. Relaxe e reduza o stress através de meditação, ioga, pilates ou uma música calma.

 

– Durma bem. Uma boa noite de sono é essencial no equilíbrio do nosso organismo. Dormindo mal, o seu corpo irá pedir mais comida no dia seguinte. O ideal é dormir, pelo menos, sete horas por noite.

 

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